Macaé / RJ - sexta-feira, 19 de abril de 2024

Hipertensão

 

   

             HIPERTENSÃO

 ARTERIAL

   

    A hipertensão é uma doença que atinge um grande número de pessoas em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, estima-se que 15% a 20% da população adulta possa ter pressão alta.

 

 

 

O que é hipertensão arterial?

A pressão alta (hipertensão arterial) caracteriza-se pela presença de níveis de pressão arterial elevados associados a alterações no metabolismo do organismo, nos hormônios e nas musculaturas cardíaca e vascular.

 

O que contribui para o aparecimento da hipertensão?

O aumento da pressão arterial com a idade não representa um comportamento fisiológico normal do seu organismo. A ocorrência de níveis elevados de pressão arterial é facilitada pelo estilo de vida: elevada ingestão de sal, baixa ingestão de potássio, alta ingestão calórica e excessivo consumo de álcool. Os dois últimos fatores de risco são os que mais contribuem para o desenvolvimento de peso excessivo ou obesidade, que estão diretamente relacionados à elevação da pressão arterial. O papel do teor de cálcio, magnésio e proteína da dieta na prevenção da pressão arterial ainda não está definido.

 

O que fazer para prevenir e controlar a pressão alta?

  1. Controle do peso
  2. Redução da ingestão de sal (cloreto de sódio)
  3. Redução ou abandono da ingestão de álcool
  4. Prática regular de exercícios físicos
  5. Combate ao tabagismo
  6. A hipercolesterolemia (aumento do colesterol ruim no sangue ou LDL)
  7. Estresse psicológico
  8. Medicamentos que podem aumentar a pressão arterial

 

Mude seus hábitos e viva tranqüilo

Essas medidas preventivas devem ser adotadas desde a infância. Toda a família deve participar e colaborar na melhoria da qualidade de vida. Uma vez que bons hábitos são adquiridos, fica fácil mantê-los. Controle do peso, dieta balanceada e prática de exercícios físicos regulares são medidas simples, que, quando implementadas desde fases precoces da vida, representam benefício potencial sobre o perfil de risco para doenças cardíacas e vasculares.